Reuniao-TCE-PB-Ze-Antonio-1024x683.jpg
(Divulgação TCE-PB)

PBPrev realizará censo estadual

Iniciativa foi comunicada pelo presidente da instituição durante audiência realizada, ontem, no TCE-PB

A Paraíba realizará, em breve, um censo previdenciário estadual, abrangendo servidores dos Três Poderes, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A iniciativa foi comunicada, oficialmente, na manhã de ontem, pelo presidente da Paraíba Previdência (PBPrev), José Antônio Coelho Cavalcanti, durante audiência com o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira.

O censo previdenciário permitirá o levantamento detalhado de dados cadastrais, funcionais e financeiros dos servidores públicos civis ativos, militares, inativos, reformados e pensionistas do Estado. O objetivo é atualizar as bases administrativas e previdenciárias e realizar uma verdadeira radiografia do quadro de segurados e beneficiários.

“Queremos saber quem somos, onde estamos e para onde estamos indo”, afirmou José Antônio, ao destacar que as respostas a essas perguntas virão com o recadastramento e a modernização das informações.

Etapa

Na reunião, José Antônio explicou que essa é a primeira etapa do processo, voltada à apresentação da proposta aos dirigentes dos órgãos envolvidos. Ele informou ainda que o início oficial dos trabalhos aguarda apenas a publicação do decreto governamental que regulamentará o censo.

Além do conselheiro Fernando Catão, participaram da audiência os diretores do TCE-PB: Severino Claudino Neto (executivo-geral), Eduardo Albuquerque (Auditoria e Fiscalização) e Ed Wilson Santana (Tecnologia da Informação), além do assessor jurídico Sérgio Dantas.

O presidente Fábio Nogueira destacou a relevância da iniciativa e reafirmou o apoio do Tribunal ao censo. “A partir do recadastramento, a PBPrev terá um controle mais efetivo, o que contribui diretamente para a gestão fiscal e a sustentabilidade do sistema previdenciário estadual”, observou o conselheiro.

Matéria publicada no Jornal A União de 15 de abril de 2025, página 14
Fonte: Jornal A União